Just married

Diário de uma tentante

domingo, 9 de dezembro de 2012

Ácido Fólico




Eu tomo...

"Uma das recomendações dos ginecologistas para as mulheres que pretendem engravidar é que elas tomem ácido fólico pelo menos três meses antes de engravidar - e continuem com o suplemento durante o primeiro trimestre da gravidez. O folato (ácido fólico), uma vitamina do complexo B, é fundamental para que a coluna do bebê se desenvolva corretamente, o que acontece nas primeiras quatro semanas de gest
ação, evitando defeitos do tubo neural, como falha no desenvolvimento do cérebro e medula espinhal. Agora, um estudo realizado pela Radboud University in Nijmegen, na Holanda, revelou que mulheres que tomaram o suplemento tinham 20% menos risco de ter filhos com problemas cardíacos congênitos.

Aguns alimentos, como vegetais de folhas verde-escuras, frutas e grãos (feijões), têm essa vitamina, mas a quantidade não é suficiente.

Pela importância do folato para o desenvolvimento do bebê no útero da mãe, pesquisadores da Ben-Gurion University of the Negev, em Israel, analisaram mais de 84 mil bebês, entre 1998 e 2007. O estudo revelou que determinados medicamentos são capazes de prejudicar a absorção da vitamina no organismo. Na lista estão alguns antibióticos, antiepiléticos, remédios para úlcera e colesterol.

Segundo Alexandre Pupo Nogueira, ginecologista e obstetra do Hospital Sírio-Libanês (SP), essa relação entre medicamentos e ácido fólico de fato acontece. Por isso é preciso avaliar o risco-benefício de tomar remédios na gravidez. Há ainda exames que a gestante pode fazer, se houver necessidade, para medir o nível de ácido fólico no sangue e, se for o caso, corrigir a dosagem a ser tomada. E vale lembrar: nenhum remédio deve ser tomado por conta própria durante a gestação."

"O ácido fólico é uma vitamina do complexo B e é, também, conhecida pelos nomes folacina, folato, ácido pteroilglutâmico, vitamina M e vitamina B9.

Essa vitamina atua, juntamente com a B12, na transformação e síntese de proteínas. Além disso, auxilia a divisão celular – e, conseqüentemente no crescimento dos tecidos; formação e maturação de células do sangue (e, assim, pode evitar a anemia) e na p
rodução de DNA e RNA, prevenindo câncer decorrente de mudanças nestes.

O ácido fólico, famoso entre futuras mamães, impede malformações do tubo neural do bebê, durante a gestação: anencefalia e espinha bífida (exposição da medula espinhal) e deformações, como lábio leporino. A ingestão desta vitamina cerca de três meses antes da concepção e durante os três primeiros meses de gravidez previne, cerca de 70%, o nascimento de criança com tais males e partos prematuros.

A vitamina exerce, ainda, um papel na prevenção de doenças cardiovasculares – inclusive combatendo a hemocisteína: aminoácido que está diretamente relacionado a tais patologias, a derrames e males degenerativos, como Alzheimer. Previne, ainda, nanismo e câncer de estômago, pulmão, intestino grosso, bexiga e colo de útero.

Além de pontuar a importância do folato em nossas vidas, é necessário apresentar algumas fontes deste: espinafre, aspargo, brócolis, vegetais de folhas verde-escuras, fígado, frutas cítricas, gema de ovo, levedo de cerveja, cenoura, champignon, ervilha, aspargo, arroz branco, abacate, feijão, tomate, lentilha, grão-de-bico e outros diversos alimentos possuem esta “maravilha da natureza”!

Vale lembrar que o cozimento prolongado destes alimentos pode destruir até 90% do conteúdo de ácido fólico."

Nenhum comentário: